Os computadores representam um grande risco ao meio ambiente, devido ao grande número de compostos tóxicos que são utilizados na sua fabricação e depois ficam dispostos na maiora das vezes de forma inadequada lançados em lixoões e aterros. Nesta enorme lista de compostos tóxicos utlizados podemos destacar: chumbo, cádmio, cromo hexavalente, mercúrio, bário e etc.
Além disso os trabalhadores que produzem este equipamentos dentro das salas limpas que de fato têm o propósito de proteger a contaminação dos equipamentos que estão sendo produzidos, e não se preocupar com a exposição dos trabalhadores a todos este compostos, fazendo com que sejam agudos os casos de câncer , abortos e doenças congêitas entre estes trabalhadores.
É fato ainda que as comunidades em torno também sofrem com os despejos industriais destas fábricas e até mesmo você e eu que agora estou digitando este material sofremos ação destes compostos já que com o intuito de retardar a possível combustão em equipamento eletrônicos, os plásticos são tratados com PDBE (éteres de difenil-polibromados), e estes quando sofrem aquecimento se desprendem em forma de poeira ou gás. Estes resíduos são persistentes e além de sua neurotoxicidade, estudos relacionam ele ao câncer no sistema imunológico e reprodutivo.
O pior de duto é que apesar de usarem estes com o objetivo de retardar a combustão, está nem sequer ainda pode ser assegurada.
Fonte: LEONARD Annie. A história das coisas. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
http://www.storyofstuff.org/