terça-feira, 31 de julho de 2012

Playstation e Poluição



O tântalo é um minério que dá origem a vários eletrônicos os quais usamos diariamente como: celulares, controles remotos e até mesmo o famoso e desejado Playstation.  O tântalo é originado do Coltan e apesar de existir em vários países como a Austrália, Canadá e o Brasil, é no Congo que ocorrem os grandes problemas com a mineração deste produto. Por ser de fácil obtenção ele pode ser conseguido pela simples peneiração, o que provocou uma corrida em busca deste minério na época do lançamento do Playstation 2.
  Milhares de Congoleses partiram para as florestas devastando-as e arruinando com o hábitat dos animais. Além disso vários grupos armados começaram a recrutar crianças para trabalhos no garimpo.
 A Mineração do Coltan tem sido um grande negócio para grupos militares e paramilitares do Congo. Avalia-se que foi levantado 500 milhões de dólares em pouco mais de um ano com o mercado deste produto.
 As empresas que vendem estes produtos obtêm lucros ainda maiores e os revertem normalmente em propaganda relativas aos novos lançamentos, e não em uma forma de acabar com o rastro de destruição e violência que há por traz deste metal.
 Alguns fabricantes declararam publicamente que irão banir o uso do tântalo vindo da África, todavia sabe-se que não é facil rastrear as fontes tendo em vista tantos distribuidores.
 O fato é que muitas crianças do Congo foram enviadas às minas para morrer, para que as crianças dos países mais ricos pudessem matar inimigos imaginários em seus games.

Fonte: LEONARD Annie. A história das coisas. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tungstênio na Segunda Guerra Mundial


No início da segunda guerra mundial o molibdênio já havia sido substituído pelo tungstênio no uso da produção de aço visando a fabricação de armas que pudessem resistir ao calor gerado pelos disparos sequenciais. Este fato ocorre devido ao maior tamanho dos átomos do tungstênio e também do molibdênio em relação ao aço,que torna a excitação do mesmo mais demorada, aumentando assim a resistência térmica.
 A Alemanha nazista precisava muito do tungstênio, simbolizado na tabela periódica pela letra W que vem de Wolfran o nome do metal em alemão, para fabricação de mísseis que perfurassem as blindagens, e desta forma o desejo pelo metal superou, no período da guerra, o desejo por ouro.
 O supostamente neutro Portugal alimentou o apetite dos alemães e depois dos aliados por este metal pois forneceu o mesmo durante muito tempo para os dois lados do conflito.
 A razão para o tungstênio ser melhor que outros materiais no uso com o aço pode ser observada na tabela peródica. Localizado abaixo do molibdênio, possui propriedade similares ao mesmo, como já citado, e além disso possui ainda mais elétrons, o que faz com que o mesmo só derreta a 3400ºC. Além disso por ser mais pesado que o molibdênio fornece ótimas amarras para impedir o escoamento dos átomos de ferro.
 Portugal conseguiu fazer com que sua única commodity saísse do valor de 1100 dólares/ton em 1940 para 20000dólares/ton em 1941, e só deixou de fornecer para ambos os lados do conflito no final de 1944 quando a vitória dos aliados já se anunciava.

Fonte: KEAN, Sam. A colher que desaparece. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Segurança com gases industriais

 1 - Gases no estado gasoso..

Seus acondicionadores.


2 - Oxigênio - efeitos a saúde..

O efeito tonificante produzido pela inalação de oxigênio gasoso, deu origem à muitas aplicações terapêuticas.

Sua inalação a pressão atmosférica durante poucas horas, não produz efeitos prejudiciais, no entanto, deve-se evitar a administração ininterrupta de altas concentrações por um período maior que 5 horas.

3 - Oxigênio gasoso ou líquido - Cuidados..
Evitar contatos com óleos e graxas, materiais oriundos de petróleo, e possíveis fontes de ignição;
Em Hospitais utilizar somente materiais apropriados para utilização medicinal. Exemplificando: mangueiras, luvas, vaselina, tintas, etc...

terça-feira, 17 de julho de 2012

Lítio e loucura


 O lítio tem compravada importância na correção de transtornos neurológicos. Esta ação foi comprovada devido ao fato dele regular as protínas que controlam o relógio interno do corpo. Tais proteínas se ligam ao DNA no início do dia, e no decorrer do dia elas se degradam permitindo com que as pessoas alterem seu ritmo provendo um relaxamento, de fato as mesmas se degradam sob a ação da escuridão.
 As pessoas que sofrem de alguns tipos de transtornos neurológicos, entre eles o bipolar possuem dificuldade na degradação desta proteína ao longo do dia, mesmo na ausência de luz, gerando um estado de atenção continuada. O lítio age desprendendo esta proteína do DNA, permitindo que as pessoas relaxem. Vale lembrar que no dia seguinte o organismo gera novamente as proteínas dando início a um novo ciclo.

FONTE: KEAN, SAM. A colher que desaparece. Rio de Janeiro: Zahar, 2010

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pegada Ecológica


Trata-se da falta de sustentabilidade humana (infra-estrutura e preparo no uso dos recursos naturais) , pois de acordo com Dias (2002) a maior parte da população vive nas grandes cidades e já são várias gerações nascidas e criadas afastadas do convívio com a natureza, tais gerações criadas por um sistema educacional que as faz ignorar as conseqüências ambientais de seus atos e os tornam apenas perseguidores de bens materiais, não auxiliam no desenvolvimento de uma sociedade auto-sustentável. De acordo com Dias (2002) sob tais condições o desenvolvimento sustentável não é possível, o que é acrescido pelo desafio evolucionário que já está ocorrendo nos centros urbanos, pois apesar de ocuparem apenas 2% da superfície da Terra os seres humanos consomem 75% dos seus recursos.

 O estudo do impacto que o ser humano causa no meio ambiente seguiu durante muito tempo os parâmetros de qualquer estudo científico, ou seja , deve-se testar uma hipótese específica , utilizando uma metodologia definida e controles para identificar os efeitos de uma dada mudança no tempo e, com isso produzir conhecimento útil (DIAS 2002). Todavia o que a humanidade vem presenciando não é passível de repetição, pois há várias mudanças ocorrendo ao mesmo tempo, com muitas variáveis, e não há controle, o que significa que as mudanças não são distinguíveis entre si e os resultados destas podem não ser úteis.

 Desta forma este estudo realizou-se através do conceito do pluralismo metodológico recomendado por Stern et al (1993) para estudos dessa natureza (DIAS, 2002).

 Apresenta-se agora alguns dos aspectos estudados e o resultado da contribuição humana, a pegada ecológica.

Importância do gadolínio

Descoberto em 1880, recebeu este nome em homenagem a Gadolin responsável por pesquisas com os lantanídeos da pequena mina de Ytterby.
 O elemento químico tornou-se um potencial remédio para o câncer devido sua abundância de elétrons sem par, sem se cancelar uns aos outros, o que o torna o elemento mais magnetizavel, importante característica para a aplicação em aparelhos ressonância magnética, que funcionam através da magnetização dos tecidos através de potentes imãs.
 As partes dos tecidos onde ocorre a presença do gadolínio demoram mais a relaxar e esta diferença é captada pelo aparelho.
 o gadolínio funciona basicamente como um contraste entre tumores e tecido normal, este se diferenciando pela coloração branca contrastando com os tons acinzentados dos tecidos normais.
 Acredita-se que no futuro possa ser usado não só no diagnóstico como também para matar os tumores através de radiação intensa que se dá devido a  absorção de neutrôns tornando o gadolínio radioativo e agindo como uma nanobomba dentro do organismo, porém de ação localizada.

Fonte: KEAN, Sam. A colher que desaparece. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.