O tântalo é um minério que dá origem a vários eletrônicos os quais usamos diariamente como: celulares, controles remotos e até mesmo o famoso e desejado Playstation. O tântalo é originado do Coltan e apesar de existir em vários países como a Austrália, Canadá e o Brasil, é no Congo que ocorrem os grandes problemas com a mineração deste produto. Por ser de fácil obtenção ele pode ser conseguido pela simples peneiração, o que provocou uma corrida em busca deste minério na época do lançamento do Playstation 2.
Milhares de Congoleses partiram para as florestas devastando-as e arruinando com o hábitat dos animais. Além disso vários grupos armados começaram a recrutar crianças para trabalhos no garimpo.
A Mineração do Coltan tem sido um grande negócio para grupos militares e paramilitares do Congo. Avalia-se que foi levantado 500 milhões de dólares em pouco mais de um ano com o mercado deste produto.
As empresas que vendem estes produtos obtêm lucros ainda maiores e os revertem normalmente em propaganda relativas aos novos lançamentos, e não em uma forma de acabar com o rastro de destruição e violência que há por traz deste metal.
Alguns fabricantes declararam publicamente que irão banir o uso do tântalo vindo da África, todavia sabe-se que não é facil rastrear as fontes tendo em vista tantos distribuidores.
O fato é que muitas crianças do Congo foram enviadas às minas para morrer, para que as crianças dos países mais ricos pudessem matar inimigos imaginários em seus games.
Fonte: LEONARD Annie. A história das coisas. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário